agriculturadesertificaçãoformaçãonoticiasobjetivosruralviveturismo

O projeto “Empreende” no Município de Pampilhosa da Serra

SESSÕES DE DIVULGAÇÃO 25 DE JULHO E 11 DE AGOSTO

No âmbito do combate à desertificação e revitalização do território, o Município da Pampilhosa da Serra realizou uma candidatura à plataforma europeia Social Challenges 2017, ao qual a RuralVive respondeu com um programa de inovação social, para a captação e fixação de pessoas no território.

O projeto “Empreende” consiste na estruturação dos conteúdos comunicativos do Município de Pampilhosa da Serra, com o objetivo de estimular o espírito empreendedor dos autóctones e captar e fixar novas populações no território.

A aplicação do programa “Empreende” permitirá transformar o território num espaço mais empreendedor, criativo e inovador, garantindo uma especialização inteligente dos seus sistemas produtivos e da economia, através da promoção do espírito empresarial e do apoio a novos projetos, fatores fundamentais para a valorização dos recursos e para criação de negócios rentáveis.

A metodologia desenvolvida pela RuralVive para o programa “Empreende” permitirá, em primeiro lugar, capacitar os empreendedores de ferramentas para a manutenção dos seus negócios e, em segundo lugar, apoiar e a acompanhar novos negócios no âmbito do sector primário, do turismo rural e das indústrias culturais e criativas, desde o estágio de ideia até à colocação dos produtos/ serviços no mercado.
O programa terá a duração de 6 meses e será desenvolvido em parceria com o Município de Pampilhosa da Serra.

A RuralVive é uma agência para o desenvolvimento rural que permite rentabilizar os equipamentos e os recursos dos territórios, com o objetivo de criar redes de trabalho e estimular o desenvolvimento conjunto sustentável.

A metodologia desenvolvida pela RuralVive facilita a reorganização do tecido económico, através da criação de uma matriz construída a partir das verdadeiras necessidades dos territórios, com impacto efetivo no combate à desertificação, em territórios de baixa densidade populacional.

É neste sentido que a RuralVive trabalha o equilíbrio entre as populações rurais e urbanas, com o intuito de revitalizar o território rural, com base nos princípios da sustentabilidade, da qualidade de vida e no desenvolvimento conjunto dos sectores económicos, sociais, culturais e ambientais.